quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PORQUE SOU MAÇON

PORQUE SOU MAÇON

Quando entrei na Maçonaria, perguntei-me: o que vim fazer aqui? Hoje, 27 anos depois, respondo-me com facilidade. Vim procurar a VERDADE.

O grande pacifista Mhatama Gandhi disse em um de seus pronunciamentos, “Quando a verdade fala em mim, sou invencível”.

Salomão reprova o sentimento de vingança, que em nenhuma circunstância será admitida.

O Maçon deve ser corajoso para defender a verdade, lutando contra suas próprias fraquezas, no exato momento em que fizermos uma Grande Busca ; encontrando aqueles, que destroem as virtudes e que fazem como se nos sentíssemos inúteis e até nocivos.

A nós Maçons, cabe combatermos a ignorância , combatermos o cerceamento da liberdade falada, escrita ou qualquer outra, abominar a corrupção ou qualquer outro tipo de crime.

Por mais que se combata e se lute contra qualquer desvio de conduta, eles renascem ,mas temos a esperança, de um dia sermos vitoriosos ,apesar da ignorância ser pertinaz.Um dia a nossa vitória virá pelo banimento da ignorância .

A personalidade de NOSSO MESTRE, não permite a infidelidade ,a infração ou a transgressão. No entanto, ele através de seus exemplos e suas lições permite afirmar, que sua finalidade é a construção do Templo interno de cada um, dentro de uma evolução espiritual e social. Para isto, precisamos ter um tempo de estudos e de explicações sobre nossas leis e códigos de conduta , de forma que sempre caberá àqueles que ocupam cargos, explicarem e ensinarem aos neófitos. Aqueles que quiserem uma reunião rápida em que os neófitos fiquem com duvidas e sem as devidas explicações, deixarão de seguir os exemplos do Nosso Mestre.

Encontrar a Verdade, é um dos principais objetivos do Maçon. A verdade, simboliza o homem em seu interior com suas virtudes e seus vícios. O dia em que conseguirmos descobrir o que é, como somos, poderemos através de nosso trabalho arquitetônico interno, chegar próximo a perfeição , já que a perfeição inexiste.

O principal objetivo da Maçonaria, é que consigamos subjugar nossas fraquezas, fazendo com que conheçamos a Verdade sendo bravos para defendê-la: "Sejas bravo para defender a Verdade”.

Cabe ao próprio Maçon, ter um comportamento social compatível , fiscalizar as ações ocultas e conduzir sua vida real, seguindo o lema ”Sede bravo contra tuas próprias fraquezas”.

A Verdade deve ser proclamada sempre, sem que se tenha temor das consequências . O poder atrai os homens fazendo-os serem servis aos poderosos.

Na realidade, a Maçonaria em sua teoria é perfeita. No entanto, os homens são imperfeitos.

Do mano Ruy Silva Barbosa